Menu fechado

Pessoas certas, nos lugares certos.

A gestão de pessoas é uma das mais importantes atividades dentro das organizações, já falamos aqui que os itens fundamentais de uma empresa se concentram em três pilares: Pessoas, Processos e Resultados. Destes, hoje abordaremos o pilar pessoas, que é sem dúvida um grande desafio para qualquer organização e sua liderança.

Uma das atividades mais importantes do líder é alocar as pessoas certas aos lugares certos, como menciona Jim Collins em alguns de seus livros. O desafio de encontrar as habilidades de cada pessoa, identificar o que cada um faz de melhor, conhecer seu perfil comportamental, entender como age, o que a motiva, quais as abordagens mais eficazes para cada pessoa, são habilidades que devem ser desenvolvidas pela liderança. 

Líderes que não conseguem entender sua equipe por si só, e que não buscam tal compreensão através de ajuda especializada, correm o risco de ver seus projetos falharem, atrasarem ou simplesmente não saírem do papel, comprometendo os resultados e o futuro de suas organizações.

É importante periodicamente criar condições de a equipe expor sua forma de pensar, suas ideias, participar ativamente da construção de projetos, de planos e ter participação ativa na construção de uma empresa melhor.

Muitas vezes a equipe é detentora de diversas respostas para questões que afligem os líderes, porém, essas respostas só serão encontradas se as pessoas tiverem voz dentro das empresas, puderem participar de reuniões e projetos onde se sintam seguras, livres e a vontade para darem sugestões e expressarem suas opiniões.

Naturalmente isso exige um grau de maturidade das pessoas, tanto dos líderes quanto dos demais membros da equipe, afinal, nem todos estão preparados para lidar com as armadilhas da liberdade. Porém, isto também é algo que as lideranças devem estar atentas: desenvolver as pessoas a ponto de serem capazes de gerenciar sua liberdade com responsabilidade, profissionalismo, comprometimento e a trabalharem por objetivos comuns entre a organização e seus componentes.

Cabe mencionar que o ponto mais frágil de toda organização são as pessoas que não estão alinhadas com o propósito e a missão da mesma. Em contrapartida, o ponto mais forte de uma empresa são as pessoas comprometidas e alinhadas com seu propósito.

As possibilidades de uma empresa são alavancadas quando se constrói uma equipe coesa, comprometida e alinhada. Quando a empresa consegue construir essa cultura organizacional, mesmo que a empresa erre em uma nova contratação, a própria equipe se encarregará de expulsar o ponto fora da curva.

Sabemos, contudo, que ter uma equipe de altíssima performance, totalmente alinhada e comprometida é uma tarefa que demanda esforço e compromisso, portanto, desenvolver uma política de contratações que busque filtrar e identificar as pessoas mais sintonizadas com os valores de uma organização é uma estratégia inteligente que a médio e longo prazos produzem enormes retornos. Em outras palavras, as organizações, em seus processos de contratação, devem considerar tanto ou mais, o perfil comportamental do indivíduo do que sua habilidade técnica. 

Cabe lembrar que é possível desenvolver habilidades técnicas com um processo estruturado de treinamento contínuo, em um período relativamente curto de tempo. Porém, criar mudanças significativas no padrão de comportamento das pessoas é um processo bem mais complexo, demorado e dispendioso. E no cenário atual é de grande importância ter organizações inteligentes, rápidas e dinâmicas. E para isso é preciso ter as pessoas certas, nos lugares certos.

Antonio Humberto Nunes da Costa

Revisão de texto: Equipe Exata Campinorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *