Menu fechado

Invista Seu Tempo Planejando

Planejamento é uma palavra bastante falada, porém, pouco implementada, ao menos da forma que pode produzir os melhores resultados.

No dia a dia de nossas vidas profissionais, cada segundo é precioso e muitas vezes acreditamos que não exista tempo para parar e planejar. Isto, no entanto, é uma armadilha perigosa que pode nos sufocar de tal forma que corremos o risco de em algum momento desistir pelo cansaço, pela sensação de não conseguir fazer tudo que precisa ser feito e no tempo que precisa ser feito.

Na verdade, o tempo é o mais escasso e valioso recurso do qual dispomos. Na realidade é nossa única moeda de valor. Justamente por este motivo, devemos aprender a usá-lo com sabedoria, priorizando o que é realmente importante e aprendendo a delegar tarefas que outras pessoas podem fazer por nós, e que muitas vezes farão melhor do que nós.

É preciso, nesse contexto, entender que o tempo dedicado ao planejamento consiste em um investimento. Dessa forma, assim como quando investimos nosso dinheiro espera-se que no futuro você obtenha um ganho real pelo seu aumento em decorrência de juros e outros retornos. Quando investimos tempo no planejamento, devemos ter em mente que esse tempo investido deve gerar ganhos futuros. 

No caso do ato de planejar, os ganhos que se deve ter em mente são: 

  1. Menos tempo gasto em tarefas rotineiras ou que possam ser delegadas. Essas tarefas devem deixar de consumir o seu tempo, embora devam ser executas com perfeição, assim, durante o planejamento você deve se concentrar em encontrar formas de obter as duas coisas; 
  2. Mais efetividade na execução. A grande maioria dos projetos fracassa por falhas na execução, portanto, seu planejamento deve prever o maior número de variáveis possíveis para evitar erros e assegurar que seu projeto tenha sucesso;
  3. Estar preparado para situações adversas ou evitar que elas aconteçam. No ato de planejar você deve vislumbrar cenários, sendo eles otimistas, pessimistas e intermediários. Isso irá fazer com que você e sua organização estejam atentos e preparados, tanto para adversidades quanto para aproveitar boas oportunidades;
  4. Garantir a manutenção do foco. Muitos projetos são longos, e é comum que as pessoas desistam no meio do caminho ou deixem de acreditar no resultado. Muitas vezes elas apenas se cansam e acham que não vale mais a pena. Um planejamento bem feito servirá para você como uma âncora que o manterá nos trilhos, mesmo que você pense em desistir, o compromisso firmado o fará voltar a seu foco.

Diversos outros benefícios poderiam ser citados, contudo, acreditamos que estes sejam suficiente para justificar o tempo que deve ser investido no planejamento.

Sucesso a todos.

Antonio Humberto Nunes da Costa

Revisão de texto: Equipe Exata Campinorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *