Administrar uma empresa sempre envolve variáveis não controláveis e por isso a incerteza é uma constante na vida do gestor. Essa situação, porém, é agravada por eventos como o que estamos enfrentando atualmente em relação ao novo corona vírus (covid19), a pandemia global, colocou em cheque não somente nossa capacidade de gestão, mas também nossa capacidade de adaptação ao novo, nosso caráter e nossa disposição de reinventar nossos negócios.
Ser capaz de gerir em meio a esse turbilhão de novidades, acontecimentos e dificuldades é sem dúvida o maior teste que muitos dos gestores atualmente em atividade irão enfrentar em toda sua carreira. O momento vai exigir mais do que capacidade de gestão como estamos habituados a pensar. Será também um grande teste para a capacidade de superação, persistência e enfrentamento de adversidades. Ficar parado pode ser uma escolha perigosa. É preciso agir, buscar novas soluções e formas para tornar as empresas mais fortes. Passar por este teste nos fará gestores melhores, mais preparados e mais comprometidos com a busca da excelência, pois, agora mais do que nunca, sabemos que estabilidade não existe.
É momento de aprimorar a gestão de negócios. Investir na melhoria e profissionalização da gestão financeira. Controlar os números e indicadores do seu negócio, melhorar os processos, estruturar a organização de sua empresa. Tomar medidas inteligentes que façam o negócio se manter agora e se fortalecer no futuro.
Adaptar nossas atitudes e nossas organizações ao novo cenários deixou de ser uma expressão moderna da internet, como muitos ainda pensavam, e passou a ser fator de sobrevivência de negócios. Não é mais possível gerir uma empresa da mesma forma que fazíamos antes, como cuidar da venda na loja se o cliente simplesmente não pode ir à loja? Como manter o foco nas atividades da empresa, se a empresa precisa mudar a forma como desenvolve suas atividades? As respostas que cada empresário deve encontrar para sua empresa envolvem estas e outras questões. As respostas prontas que tanto tentamos encontrar aqui e ali, simplesmente não existem mais. A única certeza é que o passo inicial para se adaptar ao novo é aceitar que o cenário mudou e que nossas empresas também precisam mudar. Os gestores que não forem ou que não conseguirem se tornar flexíveis, correm o risco de colocar em risco suas empresas.
Momentos como este que estamos vivendo, são extremamente reveladores, conheceremos quem são as pessoas com as quais realmente podemos contar e também mostraremos aos outros se podem ou não contar conosco. Aproveitadores serão revelados, mas ao final da crise, as pessoas confiáveis, estarão fortalecidas. Mais do que a posição que você ocupa nesse momento, o que realmente importa é quem você é, e o quanto é confiável. Ter parceiros de negócios, colaboradores, clientes e fornecedores nos quais se pode confiar será uma grande diferencial para superar esse momento.
Reinventar nossos negócios parece ser uma necessidade, pois, o mercado está mudando, novos hábitos estão sendo criados e precisamos reinventar nossa forma de fazer negócios, nossas empresas precisam ser reinventadas para que possam sobressair nesse mercado que está passando por transformações abruptas e impostas por fatores não controláveis. É necessário ao gestor, tirar um momento para reavaliar seu negócio, ver quais são os impactos do momento sobre sua empresa, definir o rumo a seguir e o formato que pretende caminhar. Ter um plano de ação em andamento é algo que fará toda a diferença nas próximas semanas.
É hora de planejar com sabedoria e agir com determinação.
Antonio Humberto Nunes da Costa
Revisão de texto: Equipe Exata Campinorte.