Conhecer e acompanhar de perto os números de seu negócio sempre foram pontos extremamente relevantes para se fazer uma boa gestão. Porém, o que vivemos agora, torna essa necessidade muito mais que um fator de gestão, neste momento conhecer, monitorar e tomar atitudes levando em conta os números e indicadores tornaram-se procedimentos essenciais à sobrevivência da maioria dos negócios.
Não importa o tamanho ou a complexidade de sua organização, você precisa de dados para poder tomar boas decisões. Isso vale para uma megaempresa e também para uma micro organização, vale até mesmo para a gestão do orçamento familiar.
É natural que, dependendo do porte e das peculiaridades de cada negócio, a periodicidade, os tipos e a sofisticação das informações sofrerão grandes variações, porém, todas precisam cada vez mais estar atentas aos dados (números e indicadores) que sua organização está produzindo. Seja a renda e as despesas domésticas, em uma família, seja o monitoramento do volume de vendas, quantidades de estoques, as margens de lucro ou situação financeira em uma empresa. Todos esses dados precisam ser monitorados para que a administração possa tomar decisões acertadas, tanto no sentido corretivo, quando algo não está ocorrendo como deveria, quanto no sentido de reforço e retroalimentação para atingir determinado objetivo.
Falar de números pode, à primeira vista parecer algo cansativo e sem graça, mas posso garantir que essa impressão só dura enquanto ficamos somente na superficialidade, a partir do momento em que o gestor se familiariza com as informações e descobre todo o potencial que o monitoramento desses dados tem para o crescimento e o desenvolvimento do negócio (isso vale também para finanças pessoais e orçamento familiar) os dados passam a se tornar algo extremamente interessante, orientador e essencial para o dia a dia do seu negócio.
Essa dinâmica tem potencial para elevar seu negócio para outro nível. Não pelos números e gráficos que você irá observar, mas pelas atitudes assertivas que você irá tomar a partir do conhecimento dessas informações.
Passar a combater as causas ao invés de sofrer com os sintomas é uma das maiores transformações que pode ocorrer na gestão de um negócio. E isso só é possível quando se tem informação e disposição para fazer o que tem de ser feito.
Você pode obter dados de seu negócio em diversas fontes, desde o total de suas vendas, até a opinião sincera de um cliente ou colaborador podem te fornecer informações cruciais para o desenvolvimento e melhoria de seu negócio. Mas é importante ter consciência que nem todas as informações virão facilmente até você, é preciso construir um ambiente onde a informação possa fluir. Se em uma organização, para cada problema procura-se um culpado, as informações logo desaparecerão. Organizações inteligentes sabem que para cada problema, devem buscar uma solução e não um responsável.
DICA TÉCNICA
Quando existe concessão de isenção para a mercadoria, a mesma pode ser comercializada sem a emissão da nota fiscal?
O Art. 85 do RCTE estabelece que ” a concessão de benefício fiscal não dispensa o sujeito passivo do cumprimento das obrigações acessórias previstas na legislação tributária (Lei nº 11.651/91, Art.43)”, portanto, o fato de haver dispensa da tributação do imposto não dispensa a emissão da nota fiscal respectiva. As únicas situações em que a mercadoria pode circular sem nota fiscal, são as descritas no Art. 183 do RCTE-GO.
Antonio Humberto Nunes da Costa
Revisão de texto: Equipe Exata Campinorte.